A cooperativa neozelandesa Fonterra, maior exportadora mundial de leite, anunciou em 10 de dezembro uma nova descida da previsão do preço do leite ao produtor para a campanha de 2014-2015.
A previsão passou de 5,30 para 4,70 dólares neozelandeses (NZD) por kg de sólidos do leite. Já tinha havido duas descidas: primeiro dos 7 NZD iniciais para 6 e, em setembro, para 5,30. (O saber não ocupa lugar: 1 NZD = 0,633877 EUR, 2014-24-12 15:50 UTC)Em 2013, o preço do leite ao produtor da Fonterra atingiu o máximo histórico de 8,40 NZD. As últimas previsões refletem a baixa dos preços mundiais dos produtos lácteos, que atingiram os valores mínimos desde 2009. Entre setembro e o corrente mês de dezembro, os preços do leite inteiro em pó e do leite desnatado em pó desceram 16,9 e 7,7%, respetivamente.
Os altos preços dos últimos anos e a presente diminuição da procura geraram excedentes a nível mundial que explicam a descida dos preços. A descida do preço do petróleo, a instabilidade geopolítica na Rússia e na Ucrânia e a fraca procura da China, que continua a consumir os stocks, associam-se para manter esta baixa de preços. O fim das quotas leiteiras na UE pode vir somar-se a estes fatores.
A Fonterra, que produz mais de 2 milhões de toneladas de produtos lácteos por ano, é o maior transformador de leite do mundo. A Nova Zelândia é o principal fornecedor de produtos lácteos à China.
A Europa escoa cerca de 11% da sua produção leiteira no mercado mundial.
Em agosto de 2013, devido a uma suspeita de botulismo, foram retirados do mercado produtos incorporando concentrado de proteínas do soro de três lotes (38 toneladas) produzidos pela Fonterra em maio de 2012. Apesar de não se ter declarado doença e de se ter verificado tratar-se de uma estirpe de Clostridium botulinum não causadora de botulismo, a China lançou um embargo temporário sobre as importações de produtos lácteos da Nova Zelândia. Depois disso, tem recorrido mais aos seus stocks e às exportações dos EUA e da UE, compensando os efeitos do embargo russo sobre estes exportadores.
Com a diminuição do preço do leite, a Fonterra vai obrigar os produtores neozelandeses a reduzir os encargos variáveis das suas explorações, cortando na suplementação alimentar e abatendo vacas e, consequentemente, a produzir menos. E começará novo ciclo...
Por A. L. Gomes, baseado em:
http://www.lafranceagricole.fr/actualite-agricole/lait-le-geant-neo-zelandais-fonterra-baisse-ses-prix-97621.html
http://www.scoop.co.nz/stories/BU1412/S00365/fonterra-slashes-farmgate-milk-forecast-to-470kgms.htm
http://www.rfi.fr/emission/20141211-nouvelle-zelande-essaie-eponger-le-surplus-mondial-lait/
http://www.fonterra.com/global/en
http://www.fonterra.com/global/en
Tags: #mercadodoleite #precodoleite #ciclodoleite #fonterra